Ordem SПлкo Francisco - Porto


Asma: Saiba Mais Aqui



A asma não é uma doença rara: estima-se que atualmente existam 150 milhões de pessoas com a doença a nível mundial. A cura ainda não foi desvendada, mas há muito que pode fazer para prevenir crises e levar uma vida mais saudável.


O que é a asma?

A asma é uma doença inflamatória crónica que provoca o estreitamento dos brônquios, dificultando a entrada e saída de ar dos pulmões. Um episódio de asma começa com uma contração dos músculos que envolvem os brônquios, causando o estreitamento dos mesmos e, consequentemente, uma maior acumulação de secreções produzidas e inflamação.

A asma afeta pessoas de todos os grupos etários, mas inicia-se normalmente na infância.

Os ataques de asma, designados por agudizações, podem ser causados por alergénios, exercício físico, riso, frio, alimentos, fármacos ou outros agentes.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a asma afeta cerca de 150 milhões de pessoas de todas as idades no Mundo. Em Portugal calcula-se que haja cerca de 600.000 pessoas com esta doença, e estima-se que esta afete cerca de 11% das crianças e 5% dos adultos no nosso país.

 

Quais são os sintomas da asma?

A asma causa sintomas respiratórios, como dificuldade em respirar, pieira (um ruído agudo semelhante a um assobio que se ouve ao respirar, resultante do estreitamento dos brônquios), dispneia (desconforto ao respirar), sensação de opressão do tórax, tosse e cansaço.

A intensidade dos sintomas é muito variável, tanto de doente para doente como numa só pessoa ao longo do tempo. Os sintomas podem ser muito frequentes ou aparecer apenas esporadicamente, podendo passar-se dias, semanas ou até meses entre as manifestações da doença. Também a intensidade das crises pode variar constantemente.

 

Que fatores podem desencadear a asma?

Existem muitos fatores que podem desencadear a asma, dependendo de pessoa para pessoa. No entanto, alguns dos fatores mais comuns são:

 

infecções virais: algumas infeções virais, como por exemplo as constipações e gripes, podem causar o estreitamento dos brônquios e desencadear ataques de asma

 

ácaros: são microrganismos microscópicos que vivem nos nossos colchões, cadeirões, almofadas e outros, que podem causar reações a quem é alérgico

 

pólen: o pólen é uma das causas mais frequentes das crises de asma, o que se traduz num aumento dos sintomas dos asmáticos alérgicos ao pólen na primavera

 

animais: os animais podem ser um despoletador no que diz respeito a sintomas de asma, devido à possibilidade de alguns asmáticos serem alérgicos às proteínas encontradas na pele dos animais. As alergias mais comuns são a cães, gatos e cavalos, embora seja também possível ser alérgico a animais como coelhos, hamsters ou porquinho-da-Índia

 

fumo do tabaco: fumar ou respirar o fumo do tabaco de outras pessoas pode aumentar gravemente a probabilidade de um ataque de asma, uma vez que o fumo do tabaco contém vários químicos, como é o caso do monóxido de carbono, que prejudicam a circulação sanguínea

 

poluição atmosférica: este tipo de poluição, proveniente do fumo dos veículos e partículas de pó e fumo provenientes do setor industrial, pode ser um fator de aumento dos sintomas da asma

 

alimentos: certos alimentos podem causar uma reação alérgica com o desencadeamento de asma, como é o caso dos ovos, lacticínios, nozes, amendoins ou marisco, entre muitos outros. Há diversos componentes dos alimentos que podem causar reações, como alguns conservantes e aditivos

 

exercício: o esforço físico pode despoletar dificuldades na respiração, tosse e um aperto no peito para quem tem asma. O exercício é uma parte essencial da vida de todas as pessoas, mas deve sempre ser realizado com orientação e adaptado a quem o pratica

 

emoções: a forma como algumas emoções são expressadas pode ter consequências na pessoa asmática. Algumas emoções, como o medo, a raiva ou o entusiasmo, podem afetar a forma como respiramos, e causar uma interrupção no ritmo de respiração. O stress e a ansiedade também podem ter grande influência neste campo

 

– fármacos: algumas pessoas com asma podem ter reações a medicação como a aspirina, anti-inflamatórios ou beta-bloqueadores, entre outros, devido aos seus componentes químicos.

 

O que posso fazer para ajudar a controlar a doença?

A longo prazo, há algumas atitudes que podem ajudar a melhorar o controlo da doença e a melhorar a qualidade de vida da pessoa asmática. Um dos pontos essenciais é selecionar a medicação mais adequada ao doente, de forma a garantir que as situações de crise são menos frequentes e que, em caso de crise, se tem disponível a medicação adequada para apaziguar a situação.

Outro ponto importante é identificar e evitar os fatores desencadeantes de agravamento. Este ponto passa pela compreensão do que afeta cada paciente em particular, uma vez que os fatores de desencadeamento podem variar muito de pessoa para pessoa, e pela criação de mecanismos para evitar esses fatores.

A educação dos doentes para o tratamento da sua doença é também de enorme importância, especialmente no caso das crianças, para que haja sempre consciência do que se passa, de que cuidados se deve ter e do que se pode fazer em caso de crise.

 

Para além das medidas a longo prazo, existem também pequenas mudanças que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida no dia-a-dia, como por exemplo:

 

– Manter a casa sempre limpa e arejada, evitando a acumulação de pó

 

– Utilizar desumidificadores e aparelhos purificadores do ar

 

– Lavar a roupa da cama semanalmente, secando-a ao sol

 

– Retirar brinquedos de peluche do quarto da criança asmática

 

– Usar fronhas, colchas e capas de colchão anti ácaros

 

– Ter uma dieta rica em frutos e vegetais frescos, com vitaminas C, E e b-caroteno

 

– Não fumar em casa ou em espaços fechados

 

– Não autorizar animais no quarto, no caso de saber ser afetado por este fator

 

– Ter cuidado com a humidade e procurar frequentemente sinais de presença de bolor

 

– Evitar situações de stress e ansiedade

 

– Praticar exercício físico adaptado à situação clínica

 

– Remover cortinados e tapetes, uma vez que estes favorecem a acumulação de ácaros

 


 

Fontes:

Asthma UK: https://www.asthma.org.uk/

Sociedade Portuguesa de Pneumologia: http://www.sppneumologia.pt

Associação portuguesa de Asmáticos: http://apa.org.pt

 

 

 


VOTSFP

Maio 1, 2018




Outras notícias

Dia do Transplante: Doar para salvar

Em Portugal, há milhares de pessoas a precisar de transplantes, mas a quantidade de dadores está longe de ser suficiente. Doar órgãos e tecidos pode salvar vidas e pode ser feito com segurança. Saiba mais sobre a transplantação aqui.

Hiperhidrose: Quando o suor prejudica o dia a dia

A transpiração é essencial para um organismo saudável, mas quando ocorre em excesso pode ter efeitos constrangedores e que prejudicam as interações sociais. Fique a saber mais sobre a hiperhidrose e sobre as diferentes formas de tratamento.

O que é a Neuropsicologia?

Sabia que a Neuropsicologia pode ajudar a recuperar de défices causados por lesões cerebrais, a diagnosticar perturbações neurológicas e a aumentar a autonomia no dia a dia, tanto nas crianças como nos adultos?

Avião, barco ou carro: dicas para a sua viagem

Seja qual for o meio de transporte que escolher para estas férias, estamos aqui para ajudar e dar-lhe dicas de como evitar os maiores problemas de cada opção - desde enjoo a má circulação.

Começa hoje o II Ciclo de Música de São Francisco!

O II Ciclo de Música de São Francisco, de entrada livre, terá lugar na Igreja do Convento de São Francisco do Porto, nos dias 06, 13, 20 e 27 de julho pelas 21h30.

Como proteger as crianças dos acidentes mais comuns?

As crianças são um dos grupos etários mais propensos a acidentes, mas é possível minimizar a probabilidade dos mesmos se forem tomadas algumas precauções. Veja aqui alguns dos acidentes infantis mais frequentes e alguns cuidados a ter.

Picadas de insetos: como evitá-las?

As picadas de mosquito são um dos pontos negativos do verão, mas há formas de evitar este problema. Leia aqui alguns conselhos para ter umas férias mais descansadas e livres de comichão.

Doação de Sangue: Perguntas e Respostas

No Dia Mundial do Dador de Sangue, respondemos às dúvidas mais comuns, para que saiba se pode doar sangue e como o pode fazer.

Férias: o que levar para cuidar bem de si e dos seus filhos

As férias de verão estão a chegar e muitas vezes surgem dúvidas no momento de decidir que medicamentos levar. Garanta que tem tudo o que precisa com as nossas dicas, e aprenda a criar um estojo básico de primeiros socorros.

Deixar de fumar: aceita o desafio?

Muitos fumadores têm intenções de deixar o hábito, mas nem sempre conseguem dar o passo em frente. Hoje trazemos-lhe algumas dicas que podem tornar o processo mais fácil e mostramos-lhe os muitos benefícios que pode experimentar ao parar de fumar.

Feliz Dia Mundial da Criança!

Hoje é Dia Mundial da Criança! Feliz dia para todos os super-heróis e super-heroínas que espalham alegria por onde passam!

Cáries: Como prevenir a doença oral que afeta quase 90% da população

A cárie dentária é uma das doenças orais mais comuns na saúde oral de crianças e adultos - estima-se que quase 90% da população sofra deste problema pelo menos uma vez durante a vida. As boas notícias? Há pequenos passos que pode tomar para a combater!

Prepare-se para as alergias!

Apesar da chuva lá fora, a verdade é que já estamos na primavera... E as alergias estão a chegar para o provar! Com este vídeo da Direção Geral da Saúde pode aprender tudo sobre as alergias mais comuns, assim como as melhores formas de se proteger.

Desidratação: vamos preparar-nos para o verão?

O calor está a chegar, e com ele vêm alguns perigos que são fáceis de esquecer, mas que podem ter consequências graves. A desidratação é um deles: sabe o que fazer para a prevenir?

Conta-me como foi: Sessão de esclarecimento de Nutrição

O Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade é hoje, mas no Hospital da VOTSFP a celebração foi feita no dia 17! A nutricionista Dra. Rita Azevedo conduziu uma sessão de esclarecimento extremamente interessante e esclarecedora, que agarrou a atenção dos participantes desde o primeiro minuto! Veja as fotos aqui.

Hipertensão: Como posso controlar o problema?

A hipertensão arterial é um problema que afeta milhares de portugueses. A cura não é certa, mas há muitas formas de controlar as tensões. Fique a saber mais aqui!

Hoje é Dia Internacional da Família!

Hoje é Dia Internacional da Família, e não podíamos deixar de desejar um excelente dia a todas as famílias portuguesas!

Feliz Dia Internacional do Enfermeiro!

Hoje é Dia Internacional do Enfermeiro! Queremos deixar um bem-haja a todos os profissionais de enfermagem, com um agradecimento especial a todos os enfermeiros que trabalham diariamente para garantir a qualidade dos nossos serviços e o bem-estar dos nossos pacientes. Muito obrigado!

Sessão de esclarecimento gratuita – Nutrição

No dia 17 de maio vamos antecipar a celebração do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade com uma sessão de esclarecimento gratuita com a Dra. Rita Azevedo - Nutricionista!

Feliz Dia da Mãe!

O Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto deseja a todas as mães um dia muito feliz!

A saúde está nas suas mãos

Lavar as mãos é um gesto simples e rápido, mas os seus efeitos podem ser grandiosos: lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções, como as relacionadas com o estômago, ouvidos, garganta e pele

Asma: Saiba Mais Aqui

A asma não é uma doença rara: estima-se que atualmente existam 150 milhões de pessoas com a doença a nível mundial. A cura ainda não foi desvendada, mas há muito que pode fazer para prevenir crises e levar uma vida mais saudável.

Malária: Prevenir é o melhor remédio

No Dia Mundial da Malária, a Dra. Maria João Gonçalves, especialista em Infeciologia e Consulta do Viajante, conta-nos mais sobre a doença, os seus sintomas e as formas de prevenção.

Pequenas mudanças para um dia-a-dia mais ativo

Conheça pequenas alterações que podem fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida e trazer múltiplos benefícios para a saúde.

Que direitos tenho enquanto doente internado?

No Dia Europeu dos Direitos dos Doentes fique a saber quais são os seus direitos se estiver numa unidade de internamento.

Dia Mundial da Doença de Parkinson

Neste Dia Mundial venha conhecer melhor a Doença de Parkinson, os seus sintomas e o que pode fazer para conviver melhor com a doença

Dia Mundial da Saúde

No Dia Mundial da Saúde, a nutricionista Dra. Rita Azevedo traz-lhe informação sobre a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da qualidade de vida.

Conheça os nossos acordos e convenções

Temos um vasto leque de acordos e convenções que o podem beneficiar. Conheça-os aqui!

A VOTSFP deseja-lhe uma Santa Páscoa

Os votos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto na mais importante celebração católica

Venha fazer depilação definitiva no nosso hospital!

Temos equipamento de qualidade para lhe permitir ficar com um corpo sem pelos, com rapidez e segurança. Veja já os preços das nossas sessões!

O Hospital da VOTSFP está mais próximo de si

O Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto surge com uma nova imagem, mais moderna e aberta à comunidade, que acompanha uma estratégia de maior proximidade aos nossos utentes.

Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto em suplemento do jornal Público

Artigo sobre o Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto no suplemento do jornal Público - Perspetivas