Quem pode doar sangue? Como posso ser dador?
Para poder doar sangue, as condições passam por ter um bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e uma idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.
As mulheres podem dar sangue três vezes por ano, enquanto os homens podem fazer quatro doações por ano. O intervalo mínimo entre dádivas terá de ser de dois meses.
A doação de sangue é geralmente um processo rápido e que não exige um grande período de recuperação. Em média, todo o processo, que inclui a inscrição, a triagem clínica, a colheita e uma refeição de recuperação, demora cerca de 30 minutos. Geralmente não há necessidade de fazer uma inscrição prévia para fazer doação de sangue. Apenas tem de se deslocar a um local de colheita de sangue com um documento de identificação válido, e a inscrição será feita no mesmo instante.
Dar sangue é uma atividade isenta de risco, uma vez que não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue. Todo o material utilizado tem uma única utilização e é cuidadosamente esterilizado, de forma a garantir a sua segurança.
Que cuidados devo ter se for dar sangue?
Apesar de a quantidade de sangue doada ser estritamente controlada e garantir que nunca ultrapassa os valores recomendados, o dador poderá sentir alguma fraqueza durante e/ou após a doação.
Antes da doação, deverá reforçar a hidratação, fazer uma refeição leve e evitar grandes períodos de exposição solar. Depois da doação, será essencial continuar uma boa hidratação, bebendo muita água, e continuar a evitar grandes períodos de exposição solar, assim como evitar o exercício físico no dia da dádiva.
De uma forma geral, pode-se regressar imediatamente à vida normal e ao trabalho. No entanto, se padecer de alguma condição que exija um período de recuperação superior, terá indicações do profissional de saúde presente na dádiva de sangue, que lhe indicará todas as precauções que deve tomar.
Como funciona a compatibilidade sanguínea?
Os tipos de sangue existentes são o A e o O, mais comuns, e o AB e B, mais raros. Se tiver o tipo de sangue O pode doar sangue a qualquer pessoa, mas só pode receber sangue de pessoas com tipo de sangue O. Contrariamente, as pessoas do tipo AB podem receber qualquer tipo de sangue, mas só podem doar a pessoas com o tipo AB.
As pessoas com tipo A podem doar a pessoas do tipo A ou AB, e as do tipo B podem doar a pessoas do tipo B ou AB.
Outro fator que influencia a compatibilidade no caso de doação sanguínea é o RH, que define se o sangue é positivo ou negativo. Pessoas com sangue positivo podem receber doações de pessoas com RH positivo e RH negativo, mas só podem doar a pessoas com sangue positivo. Já as pessoas com sangue negativo podem apenas receber sangue negativo, mas podem doar a pessoas com RH positivo e RH negativo.
Que fatores podem influenciar a minha capacidade para doar sangue?
Se for diabético, poderá dar sangue desde que os valores da glicemia (açúcar no sangue) estejam normalizados e não esteja a fazer insulina
No caso de sofrer de hipertensão arterial, poderá dar sangue no caso de os valores da tensão arterial estarem compreendidos entre Sistólica: igual ou superior a 100mmHg e igual ou inferior a 180mmHg; Diastólica: igual ou superior a 60mmHg e igual ou inferior a 100mmHg
Se fizer um piecing, poderá dar sangue 4 meses depois da colocação do mesmo
Se fizer uma tatuagem, poderá dar sangue 4 meses depois da sua realização
Se tiver epilepsia, poderá dar sangue desde que tenham decorrido pelo menos três anos desde a última data em que tomou a medicação anticonvulsiva sem recidiva de convulsões
Se tiver tido um aborto, poderá dar sangue se tiverem passado seis meses e se se sentir bem
No caso de sofrer de fibromialgia, poderá dar sangue no caso de a medicação que toma não contra-indicar a dádiva de sangue
Se for diabético, poderá dar sangue desde que os valores da glicemia (açúcar no sangue) estejam normalizados e não esteja a fazer insulina
Se recebeu uma transfusão antes de 1980 pode continuar a dar sangue, mas se recebeu uma transfusão após 1980 não poderá dar sangue, devido ao risco de transmissão de uma variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob (vCJD), também designada por doença das vacas loucas
Se mudou de parceiro/a sexual, terá um período de suspensão de seis meses antes de poder voltar a doar sangue
Se fez uma operação, poderá dar sangue 4 meses depois da intervenção, mas apenas no caso de não ter tido complicações ou não ter recebido transfusão de sangue. No caso de ter sofrido complicações, o período de espera para voltar a dar sangue deve ser de seis meses
Se foi viajar recentemente, terá de indicar para onde viajou, durante quanto tempo, e se ficou doente (ocorrência de sintomas durante ou após regresso). A elegibilidade para doação de sangue dependerá das informações obtidas e de uma análise a possíveis riscos de infeção
Se fez uma pequena cirurgia (como retirar sinais, laser ou pequena cirurgia oftalmológica, por exemplo) poderá dar sangue uma semana após a intervenção, desde que assintomático
Se tiver realizado um tratamento dentário, o período de espera até poder dar sangue novamente depende do tipo de tratamento em questão. No caso de destartarização, ajuste de aparelho ortodôntico, branqueamento ou polimento dentário, poderá dar sangue 24 horas após tratamento e se assintomático. No caso de extração dentária, obturação e implante, poderá dar sangue 7 dias após terminar o tratamento e se assintomático. No caso de sutura na cavidade oral, poderá dar sangue 7 dias após remoção dos pontos e se assintomático
Se fez um exame endoscópico (como uma endoscopia ou colonoscopia), poderá dar sangue quatro meses após a realização do exame
Se está grávida, não poderá dar sangue. Apenas poderá candidatar-se à dádiva de sangue seis meses após o parto
Se está na menstruação, poderá dar sangue se o valor da hemoglobina for superior ou igual a 12.5gr/dl e não tiver cólicas menstruais (dismenorreia)
Se está com gripe, o importante será verificar o período do ano em questão. Caso apresente síndrome gripal (febre, tosse e mialgias) ou sintomatologia compatível com febre indeterminada no período temporal compreendido entre 1 de maio e 31 de outubro de cada ano, é suspenso por 28 dias. Fora do período de tempo referido, e, em presença de uma gripe, poderá dar 15 dias depois, se assintomático e sem medicação
Se está a tomar antidepressivos, poderá dar sangue se se sentir bem e não tiver sintomas associados, como tristeza profunda, indiferença, baixa autoestima ou choro fácil
Se estiver a tomar antibiótico, o seu caso terá de ser analisado por um médico, para determinar se poderá ou não dar sangue. No caso de se tratar de uma infeção aguda, poderá dar sangue sete dias após terminar o antibiótico, desde que esteja assintomático
Se estiver a tomar medicação para o colesterol, poderá doar sangue, desde que se sinta bem
Fontes:
– Serviço Nacional de Saúde
– Instituto Português do Sangue e Transplação
VOTSFP
14 de Junho, 2018
A segunda sessão do Ciclo de Conversas Neurológicas de São Francisco contou com a presença de doentes com Esclerose Múltipla, familiares e estudantes.
Os gémeos Kevin e Jonathan Sampaio foram submetidos a uma cirurgia de correção de miopia e astigmatismo.
Não perca a conferência "Viver com Esclerose Múltipla: um olhar sobre a comunicação" amanhã, 5 de dezembro, às 18h30, no Hospital de São Francisco.
O conhecimento acerca do VIH e SIDA é essencial para acabar com o estigma da doença.
No dia 05 de dezembro, às 18h30, junte-se a especialistas com vasta experiência na área para uma conversa aberta sobre a Esclerose Múltipla. Inscrições abertas!
O frio chegou para ficar e com ele vem o risco de constipação e infeções respiratórias. Proteja-se do frio com alguns cuidados simples, todos os dias.
O tratamento a laser não invasivo Fotona Tightsculpting permite esculpir e dar firmeza à pele de forma rápida e eficaz.
O nosso laser, com tecnologia inovadora, permite realizar uma ampla gama de opções terapêuticas com resultados rápidos e eficazes.
A síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, stress e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante.
Saiba mais sobre os diferentes tipos de linfomas, os seus sintomas e quem pertence aos grupos de risco.
O isolamento social pode afetar qualquer pessoa, mesmo quando esta se encontra regularmente rodeada de pessoas ou em situações de convívio.
Mesmo em idades mais avançadas, a atividade física é sempre aconselhável para manter os músculos, ossos e articulações fortes.
O Prof. Doutor João Araújo Teixeira, especialista em Cirurgia Geral, Laparoscopia e Proctologia, explica-lhe tudo sobre a cirurgia ambulatória.
No que diz respeito à saúde oral, quanto mais cedo melhor: ensinar as crianças a escovar os dentes de forma correta e a ter cuidado com os doces e açúcares deve ser uma prioridade.
Já conhece as especialidades do Hospital de São Francisco do Porto? Temos uma vasta gama de especialidades médicas, não médicas e cirúrgicas, aliadas ao melhor atendimento e a vários acordos e convenções.
Apesar de alguns dos fatores que influenciam a probabilidade de AVC, como a idade, o sexo e a história familiar não poderem ser controlados, há alguns fatores que podem ajudar a reduzir o risco até 80%.
A Plagiocefalia é uma das deformidades cranianas mais comuns em bebés. No Hospital de São Francisco temos uma solução rápida, eficaz e indolor.
A atividade física na gravidez tem diversos benefícios comprovados para a mulher, sendo aconselhados pelo menos 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana.
O Piso das Clínicas Rei D. Manuel II, Ministro Perpétuo da VOTSFP, foi inaugurado pelo Provedor na passada sexta-feira.
Cinco passos simples para uma alimentação mais saudável, todos os dias. Siga um passo por dia até os tornar num hábito!
O Dr. José Araújo Pinto, especialista em Reumatologia no Hospital de São Francisco do Porto, diz-lhe quais são as doenças reumáticas mais frequentes e como as pode prevenir.
A Dra. Inka Cuevas, especialista em Psicologia no Hospital de São Francisco, explica-lhe como pode identificar a doença.
A parceria tem em vista a inauguração de um espaço educativo na área da Medicina Dentária.
Hoje é Dia Mundial do Coração! Sabe que alimentos privilegiar para garantir a saúde do seu coração?
Será que preciso mesmo de ir à consulta do viajante? Esta é uma das questões mais comuns antes de uma viagem para o estrangeiro. A Dra. Maria João Gonçalves, especialista em Infeciologia e Consulta do Viajante, dá-lhe a resposta.
A Dra. Inka Cuevas, especialista em Psicologia, tem vasta experiência em diversas áreas, incluindo depressão, relações afetivas e perturbações sexuais.
A primeira sessão das Conversas Neurológicas de S. Francisco teve lugar no dia 19 de setembro, no auditório da VOTSFP.
A Doença de Alzheimer não tem cura, mas há alguns hábitos que podem ser cultivados para reduzir o risco de desenvolver demência. Saiba mais!
A Prof. Doutora Maria José Sá, especialista em neurologia, explica o que são cefaleias, numa introdução à primeira sessão das Conversas Neurológicas de S. Francisco, a decorrer no dia 19 de setembro.
A Prof. Doutora Maria José Sá, especialista em Neurologia e sócia da Sociedade Portuguesa de Cefaleias, conta-lhe tudo sobre a doença no dia 19 de setembro às 18h30. Entrada gratuita!
Grande parte dos alimentos processados que comemos diariamente incluem açúcar, mesmo quando não aparentam. Aprenda a descobrir o açúcar escondido nos alimentos.
Para assegurar um regresso às aulas com saúde garantida, deixamos-lhe algumas dicas relativas à mochila, ao vestuário e à alimentação a escolher.
Levar comida para a praia é muitas vezes a escolha em dias de férias. Mas sabe quais são as melhores opções para colocar na lancheira?
A acumulação de fluído em excesso em certas partes do corpo pode causar desconforto e mal-estar. Há pequenos gestos que podem ajudar a combater a retenção de líquidos no dia a dia.
Damos-lhe uma lista para garantir que não se esquece de nenhum medicamento importante para as suas viagens.
Para saber como cuidar da sua saúde quando viaja para o estrangeiro, preparámos algumas dicas a ter em atenção.
A Epidural Transforaminal atua na dor radicular lombar, tendo resultados rápidos e eficazes e reduzindo a necessidade de medicação crónica.
Da parceria resultará uma Unidade de Imagiologia com equipamentos de última geração e cuidados de excelência.
O chocolate negro com pelo menos 70% de cacau tem vários benefícios para a saúde, quando consumido com moderação.
Crises de espirros, prurido, congestão e corrimento nasal, comichão ocular? Pode ser rinite alérgica!
Nos dias de hoje, é raro encontrar alguém que não tenha redes sociais. Mas quais são os riscos do seu uso excessivo para a saúde?
No Dia Mundial das Hepatites, fique a saber mais sobre os diferentes tipos de infeção existentes, formas de prevenção e os riscos de cada uma das hepatites.
O calor pode afetar a saúde de todos os grupos etários, mas os seus malefícios são mais graves nos idosos, uma vez que pode exacerbar doenças crónicas da terceira idade.
O acne é um dos problemas dermatológicos que afetam mais indivíduos, principalmente durante a adolescência. O recurso a um especialista em Dermatologia pode aliviar grandemente os sintomas e minimizar as lesões a longo prazo.
O calor do verão pode ser muito agradável, mas há alguns cuidados a ter para manter a saúde em períodos de temperaturas elevadas. Saiba tudo aqui.
A Dor pode ter um impacto extremamente negativo no bem-estar de um indivíduo, principalmente quando é muito frequente e intensa. A Dor crónica origina diversas repercussões físicas e psicológicas, podendo prejudicar o dia-a-dia, tanto a nível pessoal como profissional.
Afinal o que é a Consulta do Viajante e para que serve? A Dra. Maria João Gonçalves, especialista em Infeciologia e Consulta do Viajante no Hospital de São Francisco, explica tudo no Porto Canal.
Está provado que o riso tem inúmeros benefícios para a saúde, mas sabe quais são? Veja o quão bem uma sessão de riso lhe pode fazer.
Diagnóstico, acompanhamento e tratamento de doenças da pele, mucosas, unhas e cabelo.
Hoje é Dia Mundial do Vitiligo! Saiba mais sobre a doença, como se manifesta e quais os tratamentos disponíveis.
No Dia Europeu da Música, falamos-lhe de alguns dos muitos benefícios que a música tem para a saúde.
No Dia Internacional do Pânico, fique a saber mais sobre o que são estes episódios súbitos de ansiedade, como se manifestam e o que os pode causar.
Hoje é Dia Mundial do Dador de Sangue! Siga os nossos conselhos antes e depois de fazer a sua doação, para garantir que se sente bem durante todo o dia!
Sabia que há medidas que pode adotar no dia a dia para ajudar a prevenir o risco de cancro?
Férias de verão, destinos longínquos ou nem tanto; mas a prevenção deve estar sempre na ordem do dia! Venha à nossa Consulta do Viajante e saiba como se proteger de acordo com o seu destino.
Começa a época balnear e a altura de levar as crianças à praia e à piscina. Siga as nossas dicas para garantir a sua segurança, em todos os momentos!
Uma criança saudável é... Descubra quais são alguns dos pontos mais importantes para garantir que os seus filhos são saudáveis.
No Dia Mundial da Esclerose Múltipla, a Prof. Doutora Maria José Sá explica-lhe tudo sobre a doença crónica do sistema nervoso central.
O Prof. Doutor João Araújo Teixeira, especialista em Cirurgia Geral, Laparoscopia e Proctologia, explica-lhe tudo sobre Hérnias.
No Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade, fique a conhecer algumas substituições práticas que pode fazer no seu dia a dia.
No Dia Internacional da Família, explicamos-lhe os benefícios que a atividade física pode ter para as crianças e deixamos-lhe algumas ideias para pôr toda a família a mexer!
Obrigada a todos os Enfermeiros que se dedicam diariamente a tornar a nossa Instituição cada vez melhor. Feliz Dia Internacional do Enfermeiro!
Passo a passo, sem nunca descurar a saúde! Leia os nossos conselhos para a Peregrinação.
A asma é uma doença crónica, mas com alguns cuidados é possível prevenir e controlar as crises e ter uma vida saudável.
O Sol é benéfico para a saúde, mas exige alguns cuidados quando a exposição é direta e prolongada. No Dia do Sol, deixamos-lhe algumas dicas para se proteger dos raios UV em excesso.
A lavagem das mãos é um dos hábitos mais importantes a ensinar às crianças, podendo ajudar a evitar infeções e a transmissão de várias doenças. Saiba como pode ajudar os seus filhos a enraizarem este hábito mais facilmente.
Conheça as alterações de trânsito nas ruas de acesso à Rua da Bolsa, que serão implementadas de 30 de abril a 10 de maio.
No Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, saiba como pode manter-se protegido e saudável no escritório e fora dele.
No Dia Mundial da Malária, a Dra. Maria João Gonçalves, especialista em Infeciologia e Consulta do Viajante, conta-nos mais sobre a doença, os seus sintomas e as formas de prevenção.
A Semana Europeia da Vacinação, que este ano ocorre de 24 a 30 de abril, tem como objetivo informar a comunidade acerca da importância e dos benefícios da vacinação.
A Plagiocefalia é uma das deformidades cranianas mais comuns em bebés. No Hospital de São Francisco temos uma solução rápida, eficaz e indolor.
No Dia Internacional do Café, fique a conhecer alguns dos benefícios do consumo regular desta bebida.
Hoje é Dia Mundial da Doença de Parkinson! Leia as nossas dicas para melhorar a vida do doente com Parkinson, todos os dias.
O envelhecimento não tem de significar declínio para a saúde: leia as nossas dicas para se manter saudável nesta fase da vida
No Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, saiba mais sobre as suas manifestações.
Em Portugal, o Acidente Vascular Cerebral é a principal causa de morte e incapacidade grave. Aprenda a distinguir os sinais de alerta!
Hoje é Dia Nacional do Dador de Sangue! Um bem-haja a todos os que doam parte do seu tempo e do seu sangue para ajudar quem mais precisa!
Com o início da primavera, chegam as alergias que tanto incomodam no dia a dia. Saiba como se proteger das alergias e prevenir possíveis crises!
Hoje é Dia Mundial da Saúde Oral! Há quanto tempo não marca uma consulta de Medicina Dentária?
Cuidar faz parte de ser pai. Cuidar faz parte de nós. Feliz Dia do Pai!
No Dia Mundial do Sono, deixamos-lhe alguns conselhos para ajudar as crianças a ter um sono com qualidade. Mas atenção: as dicas também se aplicam aos pais!
A Laparoscopia é uma técnica cada vez mais utilizada, que possibilita resultados eficazes, rápidos e seguros. No Hospital de São Francisco encontra profissionais experientes que garantem a melhor intervenção e tratamento, sempre.
Às mulheres que todos os dias fazem do Mundo um lugar melhor, os nossos parabéns. Às mulheres que todos os dias fazem do nosso Hospital um lugar melhor, o nosso agradecimento. Feliz Dia Internacional da Mulher!
O exercício físico traz muitos benefícios, mas deve ser feito com moderação e alguns cuidados, de forma a evitar lesões. Damos-lhe algumas dicas para rentabilizar o seu esforço, sem preocupações!
Com a azáfama do dia a dia, nem sempre é fácil cuidarmos de nós - mas há passos tão simples e rápidos de inserir na rotina que nos tornam mais saudáveis, sem qualquer esforço.
No Dia Mundial das Doenças Raras, compreenda melhor que doenças têm esta denominação e qual a sua prevalência.
Beber água em quantidade suficiente é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas muitas vezes o seu consumo não é suficiente. Damos-lhe cinco dicas simples para aumentar a quantidade de água que ingere.
De 21 a 24 de fevereiro, a Rua da Bolsa terá apenas circulação descendente e estacionamento limitado.
A videocolonoscopia é um exame extremamente comum, que tem como objetivo a análise do interior do intestino. Esclarecemos tudo sobre o procedimento!
Juntamos excelentes profissionais ao melhor da inovação técnica e tecnológica, para garantir o melhor tratamento, sempre!
No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, saiba mais sobre os diferentes tipos da doença e a que sinais deve estar atento.
Marque a sua consulta de Fisioterapia no nosso hospital, com qualidade garantida!
No Dia Europeu da Proteção de Dados, lembramos-lhe que no nosso hospital estamos sempre a trabalhar no sentido de melhorar a cada dia a sua privacidade e a segurança dos seus dados pessoais!
Sabia que cerca de metade das crianças sofrem algum tipo de traumatismo ao longo da infância, levando a uma fratura? Nas nossas consultas de Ortopedia Infantil garantimos que os seus filhos têm acesso aos melhores cuidados, sempre!
As lesões vasculares afetam grande parte da população, tendo impacto a nível estético e, por vezes, a nível de conforto no dia-a-dia. Por isso, a pensar em si, oferecemos um tratamento a laser mais fácil, rápido e eficaz, com tecnologia de última geração!
A obesidade tem diversos riscos para a saúde, pelo que uma perda de peso gradual e controlada é aconselhada.
Da parte de todos os que fazem parte do Hospital da VOTSFP, um feliz ano de 2019!
O ano está a terminar e chega a altura de escolher as resoluções para 2019! Porque não focar-se em mudanças que tragam benefícios para a sua saúde? Deixamos-lhe algumas sugestões!
O Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto deseja-lhe um Santo Natal.
Deixar de fumar não é uma resolução simples, mas tem inúmeros benefícios. Sabe quais?
A videoendoscopia digestiva alta é um exame rápido, seguro e pouco invasivo, que permite a observação do esófago, estômago e duodeno.
Os excessos alimentares aumentam na época natalícia, mas não tem de ser assim - fazer as escolhas certas não custa tanto como parece.
Dizer que um Podologista trata dos pés é simples, mas também é incompleto - conheça todas as áreas de atuação deste profissional de saúde, na primeira pessoa.
Hoje é Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla! Apesar da doença não ter cura, o controlo sob os seus sintomas tem vindo a aumentar e a qualidade de vida do indivíduo diagnosticado é cada vez maior.
No Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, saiba mais sobre a doença, as formas de transmissão e os cuidados a ter para evitar o contágio.
Através da intervenção microcirúrgica e de algumas técnicas minimamente invasivas percutâneas, a cirurgia da coluna torna-se cada vez mais eficaz e segura, com um tempo de recuperação reduzido. Saiba em que situações a cirurgia pode ser aconselhada.
Os antibióticos podem ser muito úteis para tratar infeções bacterianas, mas nunca devem ser utilizados para outro tipo de condições, como infeções virais, febre ou dores musculares, de cabeça ou de garganta. Sabe mesmo quando deve tomar antibiótico?
A Cafetaria, aberta todos os dias das 08h30 às 10h e das 15h às 20h, tem uma grande variedade de alimentos e bebidas que satisfazem todos os gostos.
O projeto MO.V.E. da Escola de Dança Ginasiano voltou ao Lar Margarida Lisboa e à Residência Rainha Santa Isabel, e promete pôr os nossos utentes a mexer!
No Dia Mundial da Diabetes, fique a saber mais sobre esta doença, os seus diferentes tipos, sintomas, diagnóstico e tratamento.
A Pneumologia é a especialidade que trata condições relacionadas com o aparelho respiratório, nomeadamente dos brônquios e dos pulmões.
A gripe pode ser perigosa, principalmente para certos grupos de risco. Saiba mais aqui!
O frio chegou em força e pode ter um impacto muito negativo na sua saúde. Alguns cuidados simples podem fazer a diferença e deixar as constipações à distância!
No Dia Mundial da Osteoporose, saiba mais sobre esta doença, os sintomas e as formas de prevenção.
No Dia Mundial da Coluna, partilhamos cinco cuidados a ter para manter sempre a saúde da sua coluna e evitar complicações a longo prazo.
O novo Piso das Clínicas Dr. Elísio Alves Pimenta foi inaugurado e benzido por S. Ex.ª Reverendíssima o Senhor Dom Manuel Linda, Bispo do Porto.
A Doença de Alzheimer é uma condição crónica, degenerativa e intransmissível, que causa a deterioração de diversas funções cognitivas. Explicamos-lhe tudo sobre a doença: o que é, quais os sintomas, como controlar a sua evolução e como reduzir o risco.
No Dia Nacional do Surdo, saiba mais sobre esta condição, algumas das suas causas e sintomas.
Agora, sempre que vier a uma consulta no nosso hospital, oferecemos-lhe uma hora de estacionamento gratuito! Para usufruir desta vantagem basta estacionar o carro no parque SABA Ribeira e pedir a validação do bilhete depois da sua consulta.
Setembro é o mês de sensibilização para as doenças malignas do sangue, e por essa razão vimos falar-lhe sobre Linfomas. Saiba mais sobre o que são os linfomas, quem pertence aos grupos de risco e quais os possíveis tratamentos.
O regresso às aulas chegou e começaram os desafios: que mochila escolher? O seu filho tem mesmo de carregar todo aquele material? Como garantir que a sua coluna está protegida? Saiba tudo aqui!
Para sua conveniência, a partir de agora tem direito a uma hora de estacionamento gratuito no parque SABA Ribeira quando vier a uma consulta no nosso hospital.
A falta de sono pode afetar grandemente a qualidade de vida, mas há formas de a contornar. Leia aqui algumas dicas para adormecer mais facilmente e acordar com energia renovada!
Conheça o nosso corpo clínico de excelência nas mais diversas especialidades, com vasta experiência e preparado para lhe oferecer os melhores cuidados médicos.
O bom cuidado dos olhos passa por estar atento a quaisquer mudanças ou sintomas que possam indicar doença ocular. Se sente desconforto regular, secura ou ardor, está na hora de marcar uma consulta!
Há alturas na vida em que todos nos sentimos cansados ou desmotivados, mas quando a sensação de fadiga se torna constante, pode causar problemas graves. Saiba mais sobre a fadiga, as suas causas e consequências.
A alimentação tem uma grande influência no nosso bem-estar, e pode ser adaptada às necessidades de cada indivíduo. Nos dias de maior calor, é recomendado apostar em refeições mais leves, com enfoque em alimentos com grande teor de água, como algumas frutas e vegetais (Infografia)
Um dos possíveis efeitos dos incêndios é o corte de água nas localidades afetadas ou próximas do local do fogo, obrigando à utilização de água proveniente de outras fontes. Há várias medidas que ajudam a tornar a água de fontes alternativas própria para consumo, que se podem revelar úteis numa situação de emergência.
Um dos possíveis efeitos dos incêndios são as queimaduras na pele, cuja denominação depende da sua gravidade. Existem queimaduras de 1º, 2º e 3º grau, e é importante saber como distingui-las e o que fazer no caso de se queimar.
O fumo proveniente dos incêndios é extremamente prejudicial para a saúde, e atinge geralmente uma área de grandes dimensões nas regiões próximas do mesmo. Saiba mais sobre o que pode fazer para se proteger do fumo de incêndios.
Sabia que temos convenção com a ADSE para consultas de Medicina Dentária? A pensar em si, estamos sempre à procura de formas de nos tornarmos mais acessíveis!
Se vai de férias para o estrangeiro, um dos passos que deve tomar durante os preparativos é ir a uma Consulta do Viajante, principalmente quando viaja para áreas geográficas de risco.
O desconforto nos olhos pode ser sinal de olho seco, uma condição que deve ser tratada e acompanhada, de forma a evitar que se prolongue e agrave. Fique a saber os sintomas, causas e tratamento da secura ocular.
Sabia que nem todo o colesterol é prejudicial? E que uma alimentação com grande quantidade de carnes vermelhas, ovos e produtos lácteos pode aumentar o chamado “colesterol mau”? Fique a saber mais sobre este problema.
No Dia Mundial das Hepatites, fique a saber mais sobre os diferentes tipos de infeção existentes, formas de prevenção e os riscos de cada uma das hepatites.
A água é essencial para a sobrevivência do ser humano, mas a acumulação de fluído em excesso em certas partes do corpo pode causar desconforto e mal-estar. A retenção de líquidos é uma condição bastante comum, mas há pequenos gestos que podem ajudar a combatê-la. Veja tudo aqui.
Em Portugal, há milhares de pessoas a precisar de transplantes, mas a quantidade de dadores está longe de ser suficiente. Doar órgãos e tecidos pode salvar vidas e pode ser feito com segurança. Saiba mais sobre a transplantação aqui.
A transpiração é essencial para um organismo saudável, mas quando ocorre em excesso pode ter efeitos constrangedores e que prejudicam as interações sociais. Fique a saber mais sobre a hiperhidrose e sobre as diferentes formas de tratamento.
Sabia que a Neuropsicologia pode ajudar a recuperar de défices causados por lesões cerebrais, a diagnosticar perturbações neurológicas e a aumentar a autonomia no dia a dia, tanto nas crianças como nos adultos?
Seja qual for o meio de transporte que escolher para estas férias, estamos aqui para ajudar e dar-lhe dicas de como evitar os maiores problemas de cada opção - desde enjoo a má circulação.
O II Ciclo de Música de São Francisco, de entrada livre, terá lugar na Igreja do Convento de São Francisco do Porto, nos dias 06, 13, 20 e 27 de julho pelas 21h30.
As crianças são um dos grupos etários mais propensos a acidentes, mas é possível minimizar a probabilidade dos mesmos se forem tomadas algumas precauções. Veja aqui alguns dos acidentes infantis mais frequentes e alguns cuidados a ter.
As picadas de mosquito são um dos pontos negativos do verão, mas há formas de evitar este problema. Leia aqui alguns conselhos para ter umas férias mais descansadas e livres de comichão.
No Dia Mundial do Dador de Sangue, respondemos às dúvidas mais comuns, para que saiba se pode doar sangue e como o pode fazer.
As férias de verão estão a chegar e muitas vezes surgem dúvidas no momento de decidir que medicamentos levar. Garanta que tem tudo o que precisa com as nossas dicas, e aprenda a criar um estojo básico de primeiros socorros.
Muitos fumadores têm intenções de deixar o hábito, mas nem sempre conseguem dar o passo em frente. Hoje trazemos-lhe algumas dicas que podem tornar o processo mais fácil e mostramos-lhe os muitos benefícios que pode experimentar ao parar de fumar.
Hoje é Dia Mundial da Criança! Feliz dia para todos os super-heróis e super-heroínas que espalham alegria por onde passam!
A cárie dentária é uma das doenças orais mais comuns na saúde oral de crianças e adultos - estima-se que quase 90% da população sofra deste problema pelo menos uma vez durante a vida. As boas notícias? Há pequenos passos que pode tomar para a combater!
Apesar da chuva lá fora, a verdade é que já estamos na primavera... E as alergias estão a chegar para o provar! Com este vídeo da Direção Geral da Saúde pode aprender tudo sobre as alergias mais comuns, assim como as melhores formas de se proteger.
O calor está a chegar, e com ele vêm alguns perigos que são fáceis de esquecer, mas que podem ter consequências graves. A desidratação é um deles: sabe o que fazer para a prevenir?
O Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade é hoje, mas no Hospital da VOTSFP a celebração foi feita no dia 17! A nutricionista Dra. Rita Azevedo conduziu uma sessão de esclarecimento extremamente interessante e esclarecedora, que agarrou a atenção dos participantes desde o primeiro minuto! Veja as fotos aqui.
A hipertensão arterial é um problema que afeta milhares de portugueses. A cura não é certa, mas há muitas formas de controlar as tensões. Fique a saber mais aqui!
Hoje é Dia Internacional da Família, e não podíamos deixar de desejar um excelente dia a todas as famílias portuguesas!
Hoje é Dia Internacional do Enfermeiro! Queremos deixar um bem-haja a todos os profissionais de enfermagem, com um agradecimento especial a todos os enfermeiros que trabalham diariamente para garantir a qualidade dos nossos serviços e o bem-estar dos nossos pacientes. Muito obrigado!
No dia 17 de maio vamos antecipar a celebração do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade com uma sessão de esclarecimento gratuita com a Dra. Rita Azevedo - Nutricionista!
O Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto deseja a todas as mães um dia muito feliz!
Lavar as mãos é um gesto simples e rápido, mas os seus efeitos podem ser grandiosos: lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções, como as relacionadas com o estômago, ouvidos, garganta e pele
A asma não é uma doença rara: estima-se que atualmente existam 150 milhões de pessoas com a doença a nível mundial. A cura ainda não foi desvendada, mas há muito que pode fazer para prevenir crises e levar uma vida mais saudável.
No Dia Mundial da Malária, a Dra. Maria João Gonçalves, especialista em Infeciologia e Consulta do Viajante, conta-nos mais sobre a doença, os seus sintomas e as formas de prevenção.
Conheça pequenas alterações que podem fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida e trazer múltiplos benefícios para a saúde.
No Dia Europeu dos Direitos dos Doentes fique a saber quais são os seus direitos se estiver numa unidade de internamento.
Neste Dia Mundial venha conhecer melhor a Doença de Parkinson, os seus sintomas e o que pode fazer para conviver melhor com a doença
No Dia Mundial da Saúde, a nutricionista Dra. Rita Azevedo traz-lhe informação sobre a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da qualidade de vida.
Temos um vasto leque de acordos e convenções que o podem beneficiar. Conheça-os aqui!
Os votos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto na mais importante celebração católica
Temos equipamento de qualidade para lhe permitir ficar com um corpo sem pelos, com rapidez e segurança. Veja já os preços das nossas sessões!
O Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto surge com uma nova imagem, mais moderna e aberta à comunidade, que acompanha uma estratégia de maior proximidade aos nossos utentes.
Artigo sobre o Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto no suplemento do jornal Público - Perspetivas